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Normas e Procedimentos

Confira as Normas e Procedimentos do Colégio Nova Época

  1. MENSAGEM AOS RESPONSÁVEIS E ALUNOS
Disciplina e Limites na medida certa.   “A força dos pais está em transmitir aos filhos a diferença entre o que é aceitável ou não, adequado ou não, entre o que é essencial e supérfluo, e assim por diante.”  (Içami Tiba)  
  1. A PARCERIA FAMÍLIA – ESCOLA
Contamos com a cooperação do aluno e de seus familiares em:
  • Conhecer o conteúdo deste manual, auxiliando no cumprimento de suas normas;
  • Ler os comunicados, os informativos e as correspondências do colégio, assinando e devolvendo via agenda;
  • Participar de reuniões e eventos do Colégio;
  • Marcar consultas médicas, viagens ou outros compromissos fora do período de aulas;
  • Comunicar à direção do Colégio sempre que for inevitável as faltas ou atrasos;
  • Acompanhar o resultado do aluno, analisando o boletim escolar ajudando-o a superar suas dificuldades;
  • Conscientizar o aluno do cumprimento de suas responsabilidades e normas estabelecidas pelo Colégio;
  • Garantir a presença do aluno às aulas de reforço e/ou recuperação, quando convocado pelo Colégio;
  • Procurar esclarecer ocorrências com o Colégio, juntamente com a coordenadora e/ou com a diretora, tomando efetivo conhecimento dos fatos;
  • Comparecer as reuniões individuais, quando convocada pela coordenação e/ou professor.
 
  1. SETORES DE ATENDIMENTO
Para melhor atendermos aos pais e alunos, solicitamos o agendamento prévio com a direção, e Coordenação. Em caso de urgência, as primeiras providências poderão ser tomadas por telefone ou e-mail, de 2ª a 6ª, feira das 8h às 16 horas. E-mails da Coordenação: camila@colegionovaepoca.com.br (Unidade 1) katia@colegionovaepoca.com.br (Unidade 2)   E-mail da Direção: sueli@colegionovaepoca.com.br   Secretaria Escolar: É responsável pelo processamento, registro e guarda da documentação acadêmica dos alunos e professores. Horários: segunda a sexta-feira das 8h às 12h – 14h às 17h.   E-mail Unidade 1: secretaria.unidade1@colegionovaepoca.com.br E-mail Unidade 2: secretaria.unidade2@colegionovaepoca.com.br   Telefone Unidade I: 3966-9977/ 3966- 9549 Telefone Unidade II: 3892-2000/ 3892-2001   Professores: Os professores estarão disponíveis para conversar com os pais em reuniões ou mediante agendamento, a fim de que não haja prejuízos na rotina escolar de nossos alunos.  
  1. METODOLOGIA
A metodologia de trabalho é de ação e experimentação. Desta forma, o aluno constrói seu conhecimento a partir das experiências vivenciadas no seu cotidiano. Priorizamos também a construção da autonomia, cooperação, enfrentamento e solução de problemas, responsabilidade e criatividade.  
  1. MATERIAL DIDÁTICO / MATERIAL ESCOLA
Para que possamos trabalhar de maneira satisfatória, nosso Colégio tem parceria com o COLÉGIO OBJETIVO. Todo material didático (livros, cadernos, agenda, etc.) dos alunos é fornecido pelo OBJETIVO, bem como formação de professores através de cursos de treinamento para a utilização do mesmo e total apoio pedagógico. O material é distribuído ao aluno por Bimestre. O pagamento deverá ser efetuado em oito parcelas anuais: (Janeiro a Agosto) inclusas no boleto bancário. Atenção as datas de pagamento, pois caso o aluno não adquira o material, participara das aulas como ouvinte, não será permitido cópia. Lembramos que sem este material, o aluno será prejudicado em seu desenvolvimento e acompanhamento do conteúdo. OBS: Os materiais de uso coletivo já estão inclusos nesta taxa de material. Fica sobre a responsabilidade dos pais, adquirir os materiais individuais solicitados na lista no ato da matrícula e a reposição durante o ano letivo, quando solicitado pelo professor.  
  1. INFORMAÇÕES GERAIS
  HORÁRIOS:   Unidade I Educação Infantil –                        MANHÃ – das 8:00h à 12:00h                  TARDE – das 13:30h às 17:30h Ensino Fundamental I –              MANHÃ – das 7:30h às 12:00h                TARDE – das 13:00h às 17:30h Integral – Até 12 horas dentro do horário de funcionamento do Colégio (Das 07:00 às 19:00).   Unidade II Ensino Fundamental I –              MANHÃ – das 7:30h às 12:00h               TARDE – das 13:00h às 17:30h Ensino Fundamental II –            MANHÃ – das 7:30h às 12:50h               TARDE – das 13:00 às 18:20 Ensino Médio –                                              MANHÃ – das 7:30h às 12:50h / 13h40 duas vezes na semana. Integral – Até 12 horas dentro do horário de funcionamento do Colégio (Das 07:00 às 19:00).   A formação das novas turmas acontecerá somente mediante a demanda.   PONTUALIDADE/ HORÁRIO Os Horários de entrada e saída devem ser cumpridos com rigor. Caso ultrapasse o horário, o Colégio cobrará uma taxa, que será computada na mensalidade do mês posterior. Preço da hora extra R$20,00 (vinte reais). Obs: Solicitamos atenção no horário de entrada e saída. O aluno que chegar atrasado para a 1ª aula (tolerância de 10 minutos), somente poderá entrar na 2ª aula, evitando assim que haja interrupções após a aula iniciada. Uma vez iniciada a 2ª aula, nenhum aluno poderá ingressar no Colégio, exceto com apresentação do atestado médico. Os atrasos serão computados mensalmente, obedecendo ao que se segue:
  • No 1º, 2º e 3º atrasos, o aluno será advertido, informando aos pais, que no 4º atraso não poderá entrar no Colégio, não devendo atrasar mais até o término do mês em questão.
  SINAIS O aluno deverá respeitar os sinais de entrada para cada aula, devendo aguardar o professor dentro da sala de aula. Se precisar sair, não fazê-lo sem autorização do professor.     SAÍDAS EXTRAORDINÁRIAS O aluno não pode retirar-se da sala durante o transcorrer da aula, a não ser por motivo imperioso de saúde e com a prévia anuência do professor. Nesse caso, o aluno deve dirigir-se ao coordenador, que, se necessário, entrará em contato com os seus Responsáveis.     SAÍDA DOS ALUNOS – SEGURANÇA Devido à importância que a questão da segurança assume atualmente, exigindo maiores cuidados por parte do Colégio, pedimos aos senhores Responsáveis que, quando autorizarem outra pessoa a retirar o aluno, esta deverá portar a autorização por escrito e devidamente assinada. A segurança dos alunos é primordial. Caso seja necessário a saída antecipada do aluno, os pais deverão comunicar via agenda.  
  1. UNIFORME
O Colégio adota a linha oficial de uniformes do OBJETIVO, que poderão ser adquiridos no Colégio, por encomenda ou diretamente na loja própria OBJETIVO LINE. O calçado de uso obrigatório é o tênis, sendo também permitido o uso de sandálias adequadas no calor. Nas aulas de Educação Física, os alunos deverão usar o uniforme apropriado (bermuda, agasalho, camiseta, tênis e meia). Solicitamos aos responsáveis que registrem o nome do aluno em cada peça do uniforme, para que possamos identificá-los em caso de perda. O aluno sem uniforme completo e/ou fora das condições especificadas receberá uma notificação, e na 3º ocorrência, durante o ano letivo, não poderá permanecer no Colégio (voltará para casa). Os pais e/ou responsáveis serão comunicados via telefone e notificados por escrito. O uniforme é de uso OBRIGATÓRIO. É composto por moletom, camiseta, calça e bermudas oficiais Objetivo, sendo PROIBIDO o uso de qualquer peça similar.   Os alunos que não vierem devidamente uniformizados, não poderão ingressar no Colégio. O Colégio concede aos alunos novos um prazo de 15 (quinze) dias para adequação.    
  1. OBJETOS PESSOAIS E DE VALOR
O aluno deverá responsabilizar-se pelos objetos trazidos ao ambiente escolar, como celulares, jogos eletrônicos, Ipads e outros similares, devendo permanecer guardados e desligados, sob responsabilidade única e exclusiva do portador. Obs: Na Unidade I, não é permitido o uso de aparelhos eletrônicos.  
  1. ATESTADO DURANTE O ANO LETIVO
Deverá ser entregue ao coordenador ou professor tendo como função a justificativa das faltas no período, o atestado não abona as faltas.    
  1. Lanche
Unidade I O lanche deverá ser enviado de casa ou encomendado pelo pai antes do horário de aula. O Colégio não fará encomenda do mesmo. Obs: Os alunos matriculados no Período Integral deverão trazer lanche para os períodos da manhã e da tarde.   A lanchonete Cosme e Damião, realiza entregas no Colégio nos horários de lanche quando encomendado pelos Pais.  Telefone: 3858- 1699   Unidade II O lanche poderá ser enviado de casa ou adquirido na Cantina do colégio.    
  1. Passeios
Realizaremos aproximadamente 02 passeios anuais. Neste dia não haverá aula para os não participantes. Os participantes deverão estar uniformizados, cabendo aos Pais enviar as autorizações assinadas, bem como seus respectivos pagamentos dentro do prazo estipulado pelo Colégio, via agenda ao professor/coordenador. Após o prazo determinado não serão mais aceitas autorizações e pagamentos.  
  1. Pagamento
Pagamentos eventuais como passeios, festas, e outros, deverão ser efetuados por intermédio da agenda ou secretaria do Colégio caso seja feito através do cartão, sendo sempre discriminados a que se refere. Não serão aceitos pagamentos efetuados pelo portão do Colégio.  
  1. Trabalhos
Somente serão recebidos nas datas programadas, durante o período de aula e entregues ao professor. Trabalhos fora da data poderão ser entregues mediante atestado médico. Obs: Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) Os trabalhos dos alunos do Período Integral, deverão ser executados com os responsáveis em casa. É importante que a família participe desse momento junto ao aluno.  
  1. Aulas Opcionais
Caso o aluno não participe dessas aulas, os Responsáveis deverão retirá-lo após o período de aula. O aluno deverá retornar ao Colégio no horário das atividades a serem realizadas uniformizados, podendo permanecer em nossas dependências somente durante o período onde encontra-se realizando alguma delas.  
  1. Brinquedo
Os alunos da Ed. Infantil e Ensino Fundamental I, poderão trazer brinquedo somente na última 6° feira de cada mês. Unidade II A mesma regra se mantém aos alunos do período integral.   O Colégio não se responsabiliza por perda e/ou danos dos mesmos.  
  1. Medicações
Não serão ministradas medicações apenas com a autorização dos pais, para que seja realizada é necessária a prescrição médica, especificando as quantidades e horários, via agenda.  
  1. Nossa agenda é sua segurança
Visando sempre uma informação direta e rápida, solicitamos aos Senhores Responsáveis a imediata atualização de telefones e endereços, no caso de alterações.   NORMATIVO  
  1. Regimento Disciplinar
O regime disciplinar do Colégio Nova Época, fundamentado na legislação e no Regimento Interno, baseia-se, principalmente, no diálogo, na orientação ao aluno por nossos profissionais, pela nossa postura de educadores e pelo diálogo com a família. É muito importante reafirmarmos que “O Colégio é o colaborador da educação”, na qual os responsáveis são os protagonistas. É certo, porém, que em nossa missão tenhamos que estabelecer limites para que, o aluno saiba se posicionar no mundo externo, pois é na escola que começa a convivência com as adversidades, onde as regras se fazem necessárias. Caso o professor esgote os recursos para manter a disciplina em sala, encaminhará o aluno à orientação e coordenação, que o auxiliará tomando as medidas sócioeducativas cabíveis. Assim, as medidas adotadas pela orientação, com registro no prontuário, após a retirada do aluno de sala de aula pelo professor, são: aconselhamento, advertência oral, advertência escrita e suspensão temporária.   São deveres do aluno:
  1. a) Comparecer pontualmente às aulas, provas e outras atividades preparadas e programadas;
  2. b) Incumbir-se das obrigações que lhe forem atribuídas pela Equipe Pedagógica e Professores;
  3. c) Tratar com respeito professores, funcionários e colegas;
  4. d) Manter seu material escolar em ordem, de modo a poder utilizá-lo quando necessário;
  5. e) Justificar suas ausências, quando solicitado;
  6. f) Trazer consigo a agenda, apresentando-a sempre que lhe for exigida;
  7. g) Apresentar-se com asseio e decentemente trajado com o uniforme escolar;
  8. h) Usar de integridade na execução das provas, avaliações e demais atos escolares;
  9. i) Participar com interesse de todos os trabalhos, solenidades ou festas escolares;
  10. j) Zelar pelo patrimônio do Colégio. O aluno que causar danos ao patrimônio do Colégio ou de propriedade de terceiros, deverá arcar com as responsabilidades financeiras e morais pertinentes ao caso. Quando o responsável não for identificado toda a classe será responsabilizada.
h)Se o professor ou funcionário solicitar, por qualquer motivo, que o aluno mude de lugar ou se retire da sala, ele deve atender prontamente a solicitação, deixando qualquer tipo de argumentação para o momento oportuno, com a Coordenação/Direção do Colégio.   O que o aluno do Colégio Nova Época não deve fazer por educação e conhecimento:
  1. a) Promover, sem autorização da Direção, rifas ou vendas de quaisquer espécies;
  2. b) Promover algazarras dentro do estabelecimento;
  3. c) Portar objetos perigosos;
  4. d) Gravar nas paredes, nos assoalhos ou em qualquer parte do edifício ou material escolar, desenhos ou sinais gráficos;
  5. e) Ausentar-se de aulas ou do Colégio sem a devida autorização;
  6. f) Lanchar dentro das salas de aulas e/ou consumir qualquer tipo de bebida inapropriada a menores de 18 anos.
  7. g) Entrar na sala com materiais alheios às atividades (jogos, rádios, telefones, fone de ouvido – Iphone, Ipod, Tablet, brinquedos, etc);
Obs: Esses materiais podem ser utilizados somente quando autorizados pelos professores.
  1. h) Brigar ou apresentar comportamento inadequado e incompatível com o ambiente escolar.
   
  1. Sistema de Avaliação
  Educação Infantil A verificação do rendimento escolar é um processo contínuo que considera o desenvolvimento do aluno nos aspectos afetivo, intelectual e psicomotor. A avaliação observará os objetivos propostos no planejamento e nos projetos e será realizada por meio da observação dos professores, jogos, pesquisas, exercícios motores, exercícios de acuidade visual e auditiva e outros instrumentos pedagogicamente aconselháveis. Os resultados obtidos nas avaliações serão analisados pelos professores e documentados em relatórios bimestrais, que serão encaminhados aos responsáveis e indicarão o desenvolvimento do aluno durante todo o processo.     Ensino Fundamental e Ensino Médio A avaliação do rendimento escolar compreenderá a avaliação do aproveitamento e a apuração da assiduidade. A avaliação do aproveitamento deverá incidir sobre o desempenho do aluno em diferentes experiências de aprendizagem, levando em conta os objetivos visados. Os alunos terão no mínimo 4 (quatro) instrumentos de avaliação. Para o Ensino Fundamental e Médio: 02 (duas) avaliações: mensal/Bimestral ( valor de zero a dez) e nota de trabalho e avaliação contínua.   CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO – ENSINO FUNDAMENTAL II e ENSINO MÉDIO
  • Prova Mensal 0 a 10
  • Prova Bimestral 0 a 10
  • Trabalho Bimestral 0 a 5
  • Avaliação contínua 0 a 5
   
  • Atividades em sala 0 a 2
  • Participação 0 a 1
  • Lição de casa 0 a 1
  • Disciplina 0 a 1
Somar as notas e dividir por 4. Ao término do ano letivo o aluno terá em cada disciplina quatro notas (médias) bimestrais que serão somadas e extraídas uma média final.
  • Os pais poderão recorrer, no final de cada bimestre, com pedido de reavaliação, caso não concorde com as avaliações realizadas.
Verificação do Rendimento Escolar No 1° ano do Ensino Fundamental, a avaliação do processo ensino aprendizagem será expressa por meio de relatórios bimestrais a serem arquivados no prontuário do aluno. No Ensino Fundamental, 1° e 2° ano participarão do mesmo processo avaliativo do ensino Fundamental, porém será considerado um ciclo sequencial não passível de interrupção. No Ensino Fundamental, do 3° ao 9° ano e Ensino Médio, o regime é seriado e são quatro os bimestres do ano letivo e a média final.   Promoção        O aluno será considerado promovido, desde que atinja os seguintes mínimos:
  • Frequência igual ou superior a 75%.
  • Média anual igual ou superior a 6,0 (seis).
  Retenção Será considerado retido o aluno que obtiver:
  • Frequência inferior a 75%.
  • Média final inferior a 6,0 (seis inteiros) em qualquer um dos componentes curriculares.
  Recuperação A partir do registro das dificuldades de aprendizagem, os alunos terão formas diversificadas de recuperação: Recuperação Contínua: Ligada ao fazer diário do professor. Recuperação Paralela: Fora do horário escolar, no decorrer do ano letivo.
  • Será submetido à recuperação final, o aluno que não obtiver média igual ou superior a 6,0 (seis) em até 2 (dois) componentes curriculares, e frequência igual ou superior a 75%.
  • Após a recuperação final, os casos que se apresentarem duvidosos serão levados à apreciação do Conselho de Classe.
  • Será atribuída uma nota no período que o aluno frequentou as aulas de reforço, no 4º bimestre.
 
  1. Recurso
O aluno, ou seu representante legal, que discordar do resultado final das avalições, poderá apresentar pedido de reconsideração junto à Direção do Colégio. O pedido deverá ser protocolado no Colégio em até 10 dias da divulgação dos resultados, onde serão dadas as orientações necessárias.  
  1. Avaliações – Orientações
Para a realização das avaliações, deverão ser respeitados os seguintes itens:
  1. a) Antes de vir ao Colégio, o aluno deverá verificar se está com todo o material de que precisará, pois não lhe será permitido o empréstimo durante a realização da avaliação.
  2. b) Ao entrar em sala, todo o material deverá ser guardado sob a carteira, deixando em cima apenas o necessário para fazer a avaliação. O aluno deverá acomodar-se em silêncio e o mais rápido possível.
  3. c) O aluno deverá preencher corretamente o cabeçalho.
  4. d) A letra deve ser legível, evitando rasuras, e com caneta azul ou preta.
  5. e) O aluno deverá se submeter às avaliações do dia, não podendo excluir uma delas.
  6. f) O aluno não poderá, em hipótese alguma, consultar qualquer material durante a avaliação.
  7. g) Se o aluno for pego com “cola”, sua avaliação terá nota zero.
     
  1. Requisição de Avaliação Substitutiva
O aluno terá direito a requerer a avaliação substitutiva. Todos os pedidos, em relação à avaliação, deverão ser solicitados à coordenação com antecedência e o pagamento das taxas equivalentes na secretaria. Estudantes que perderem qualquer prova, deverão requerer prova substitutiva, no prazo de 48 horas, enviando documento que justifique a falta à prova (atestado médico ou similar), caso não tenha atestado médico, será cobrado a taxa de R$ 20,00 (Vinte reais) para realização da avaliação, que será realizada fora do período escolar, agendada pela direção e coordenação.  
  1. Acompanhamento de Notas e Faltas
NOTAS: Nas reuniões bimestrais, serão entregues os boletins e fichas de avaliação para verificação.   FALTAS: Acompanhamento bimestral. Todo aluno deve ter, no mínimo, 75% de frequência, portanto, observe o número de faltas.   Caso o aluno não atinja o mínimo necessário deverá fazer compensação de ausências.   A equipe pedagógica se coloca à disposição para receber os alunos e seus responsáveis durante o período letivo para tratar da vida escolar do aluno (com prévio agendamento).    
  1. Educação Física
A atividade é obrigatória em todos os níveis do Ensino Fundamental e Médio, nos termos da Lei Federal Nº 9.394/96 e do Decreto Federal Nº 69.450/71. É facultativa a sua prática, de acordo com o artigo 1º da lei Nº 6.503/77, no seguinte caso:  
  • Aluno amparado pelo decreto lei nº 1.044 (problemas de saúde).
  Todos os alunos deverão participar das aulas, devidamente uniformizados.  
  1. Eventos e Sábados letivos
  Contamos com a participação dos familiares , nos eventos promovidos pelo Colégio. Os sábados letivos tem frequência controlada dos alunos e é importante a participação nessas atividades.

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